segunda-feira, 25 de março de 2013

Fantoche Bem Fácil de Fazer


Sempre gostei de fantoches. No entanto, somente esses dias decidi me aventurar no fabrico de um desses adoráveis brinquedos. 
Após pesquisar muito na net, e, é claro, depois de alguns exemplares fracassados, finalmente fui feliz e obtive êxito na confecção de um. 
O primeiro que fiz ficou muito bom. Tão logo foi criado, de imediato recebeu o apelido carinhoso de Chico Antônio. Quem realmente gostou dele foi minha sobrinha pequenina, que de cara o pediu para si. Na foto abaixo o apresento a você que lê este texto.


O mais complicado na confecção de um fantoche deste da imagem acima, é a cabeça, pois nela fica a parte mais importante desse brinquedo: a boca. De certa forma, é a partir dela que o boneco ganha vida, por permitir que pronuncie suas peripécias típicas. Ademais, tem que comportar a mão daquele que dará vida ao mesmo.

Optei por fazer um fantoche de espuma, devido ser mais fácil o manuseio e trabalho com este material. Com certeza, há maior complicação ao se trabalhar com tecido(pano) como matéria prima, já que é necessário utilizar, muitas vezes, uma máquina de costura. Além do mais, a espuma pode ser facilmente cortada e colada, ao contrário do tecido que deve ser costurado. Assim, é possível que qualquer pessoa, mesmo aquelas sem habilidade alguma, possa fazer seu próprio fantoche de forma bem fácil e simples. Aliás, este é o lema deste blog, que qualquer pessoa possa fazer diversas coisas sozinhas de um maneira simples e descomplicada.

A seguir, apresento minha técnica para a confecção de um desses divertidos brinquedos, adorado pelas  crianças e jovens; e, porque não, pelos adultos também!

Material:

Espuma;
Estilete;
Tesoura;
Molde do fantoche;
Cola de contato; 
Cola quente, com respectiva pistola;
EVA para fazer a boca, língua, olhos e sobrancelhas;
Lã para fazer os cabelos.

Inicie pela cabeça, a partir do molde da mesma. Use o estilete para cortar a espuma. Confira as fotos abaixo:

Molde da cabeça do fantoche

Detalhe do corte do molde feito com o auxílio do estilete
Observe a sequência de fotos para entender como colar as partes que constituirão a cabeça do fantoche, como também aquelas que formarão o seu corpo. Utilize a cola de contato para colar a espuma sobre a espuma e a cola quente para as demais colagens. Eu utilizei a cola de contato brascoplast, mas você pode fazer uso daquela que mais lhe agrade:
Cole as abas para formar a parte superior da cabeça. Essa cavidade  visualizada nesta foto é o local onde é inserida a mão

Detalhe, observe que se assemelha a um boné, a maneira que a cabeça do fantoche é colada . Nesta foto, a parte lateral é onde se coloca a mão. A parte debaixo, por sua vez, é o local da boca.

Veja que a boca do boneco já está pronta. Para fazê-la, dobre a parte inferior da espuma colando-as na parte interna em ambos os lados(cantos da boca)


Preencha a parte interna com EVA vermelho( use a cola de contato) e cole a língua com cola quente
Cole, com a cola quente, os olhos, sobrancelhas e dentes( utilize o EVA para isso). O nariz e as orelhas, faça-os com a espuma(use a cola de contato)
Os cabelos são feitos com lã e colados com cola quente
Faça os braços e as mão
Cole os braços no corpo e logo junte à cabeça ao conjunto. Caso queira fazer um fantoche de corpo inteiro, adicione-lhe as pernas e pés


Depois, basta vesti-lo com uma roupa infantil qualquer e seu fantoche estará pronto
Fantoches finalizados, prontos para a diversão da garotada


Aprenda a fazer outros modelos de fantoches. Use sua criatividade.


Achou interessante este post? Fique à vontade para perguntar e tirar dúvidas, ou ainda acrescentar informações ou mesmo dar sugestões.

O molde para a confecção do fantoche está no link abaixo:

https://drive.google.com/file/d/0B4rGNTj2W67KSHZWXzFIcHZuV2c/edit?usp=sharing

Veja também este link e construa um cortador de Isopor, espuma , EVA, PVC. É bastante útil no fabrico de fantoches deste tipo:

http://leuordsanfreires.blogspot.com.br/2013/08/cortador-de-isopor-espuma-eva-pvc.html 

Obrigado por ler este texto!!

Boa diversão!!

54 comentários:

  1. Ficou muito lindo me mande os moldes por favor.

    ResponderExcluir
  2. Olá!! Pretendo em breve melhorar este post, e ,com certeza, estarei disponibilizando os moldes desses adoráveis!!!

    ResponderExcluir
  3. ola gostei imenso deste fantoche, sera que podes publicar os moldes os moldes ?.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, em breve estarei disponibilizando os moldes!!!

      Excluir
    2. Obrigado por este fantástico fantoches , quando podes meter os moldes?. podes também por as medidas das peças e do fantoches depois de pronto, é que nas fotos não da para ter uma noção do tamanho, e vou ser um pouco chata , mas dá para meter as instruções de como se faz passo a passo.
      Obrigado.

      Excluir
    3. Esqueci-me por acaso não tens os moldes das pernas e pés , desculpa e obrigado.

      Excluir
    4. Pode deixar!! Logo estarei disponibilizando os moldes!!

      Excluir
    5. Moldes disponíveis!! Qualquer dúvida, não hesite em perguntar!!!

      Excluir
    6. muiiiiiiiiiiiiiiiiiito legal

      Excluir
  4. Belissimo trabalho!!!! =D Desde já agraaecendo pela grande gentileza...com certeza com todos esses ensinamentos poderei fazer muitas crianças sorrirem! Obrigada

    Att. juliana Morato

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!! Fico bastante feliz que tenha gostado! Abraço!!!

      Excluir
  5. Olá Leuordsan Freires não entendi a parte da cabeça ,tem um fantoche desse tipo só que mais detalhado?
    se tiver envie para o meu e-mail:
    anarebeca050201@Hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ana Rebeca!! Por enquanto não, mas em breve pretendo postar um vídeo ensinando a montar um fantoche como este passo a passo!! Abraço!!

      Excluir
  6. Parabéns por esse belo trabalho e por compartilhar. Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu q agradeço!! Com certeza, é bem melhor quando se compartilha!! Abraço!!

      Excluir
  7. oi coloca video ou passo a passo ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, com certeza!! Pode ficar tranquilo, estou cogitando a possibilidade de editar tal vídeo!! Em breve estará disponível!!

      Excluir
  8. pode por favor colocar altura e largura da cabeça ?
    desde já obrigada Deus abençoe sua vida.
    ou leu-za72@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Abaixo do texto acima tem um link para o download do molde deste fantoche com as respectivas medidas!! Eu que agradeço sua gentileza!! Que Deus abençoe a você também!!

      Excluir
  9. Boa tarde Leuordson, adorei, estou experimentando esta atividade para, mas não consigo fazer o molde certo, vc pode me fornecer?, parabéns.
    Vamos fazer com sua ajuda fantoches para trabalho com a Educação para o Trânsito

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os moldes estão disponíveis para download nos links abaixo do post acima!! Caso tenha mais dívidas me envie um e-mail: leleu.freires@hotmail.com

      Excluir
  10. Leuordson, Bom dia!

    Eu pretendo fazer um para minha filha apresentar na escola. porém tenho dúvida na parte da cabeça, ao olhar as fotos que você postou, entre a boca e onde coloca os olhos dar a impressao que está marcado, parece um pouco fundo, tem como vc me explicar melhor, essa parte?

    Queira por favor me responder no meu e-mail: anaspinola123@hotmail.com

    Desde já agradeço e fico no aguardo de vossos comentários.


    Sds

    Ana

    ResponderExcluir
  11. Não entendi muito bem o molde impresso, o seu parece ser bem maior!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pegue o molde da cabeça e imprima duas cópias, recorte-as e as cole numa cartolina ou papel cartão. O intuito é deixar o molde firme. Depois transfira para a espuma, conforme as fotos do texto. Abraço!!!

      Excluir
    2. Ou então transfira o contorno do molde duas vezes para uma cartolina, ou papel cartão!!!

      Excluir
  12. Só nao entendi a parte da face. Como vc moldou a regiao dos olhos para ficar mais fundo?
    Muito lindo seu trabalho!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Patrícia!! Entre os olhos e orelhas há depressões, dobras na espuma colada uma sobre a outra no sentido do interior do boneco. Dobre a espuma nessa área de forma a colá-las. Ou então, corte com um estilete e cole uma dentro da outra. Não esqueça das orelhas também. Abraço!!!

      Excluir
  13. OLÁ QUERIDO AMEI SEU TRABALHO, SERÁ QUE VOCÊ TEM O MOLDE SÓ DA CABEÇA DE UM BONECO QUE POSSA SER USADO NA CABEÇA?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, boa tarde, obrigado pela consideração!! Desculpe, mas não entendi direito, rsrs, poderia exemplificar melhor?

      Excluir
  14. OI BOA NOITE ESSES MOLDES DO LINK ESTÃO EM TAMANHO REAL.
    PARABÉNS PELO SEU TRABALHO ,ESTOU INICIANDO UM PROJETO DE CONTADORA DE HISTÓRIAS EM HOSPITAIS E CRECHES DAS COMUNIDADES DO RJ.VOU FAZER MEUS FONTOCHES....OBRIGADO.CLARICE

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Clarice, boa noite. Estes moldes vão permitir a vc montar um fantoche de tamanho médio. Caso tenha a mão pequena vai dar certo. Parabéns pela sua iniciativa, precisando de ajuda estou disponível. Abraço!!

      Excluir
  15. Respostas
    1. Oi, você está interessado em qual tipo de fantoche?

      Excluir
  16. oi leuordsan parabéns pelo seu blog ,gostei muito ,talvez seria muito pedir + vc poderia fazer um vidéo ensinado como fazer os bonequinhos rs.rs.rs.um abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, como sempre falo: fico feliz que tenha gostado! O motivo de não te feito um vídeo ainda, é porque estou sem câmera, mas logo que consiga uma, com certeza postarei. Abraço!!

      Excluir
  17. Que Deus te abençoe,comecei a confeccionar um e estou apanhando um pouquinho mas deu certo,assim que tiver pronto mando para vc ver,desde já agradeço por vc explicar tão bem,vou fazer para um evangelismo de crianças.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que Deus abençoe você também!! Obrigado pelo retorno. No começo é assim mesmo: a gente apanha um pouco, mas daqui a pouco você pega o jeito!! Abraço!!

      Excluir
  18. coisa mais linda esse fantoche e muito bem explicado. Amei.

    ResponderExcluir
  19. Oi Leuordsan, tudo bem?
    Gostei demais desse fantoche, quero fazer também.
    Você poderia, por favor, me enviar os moldes?
    Dou aula na igreja para as criancas de 6 a 9 anos e quero muito aprender a confeccionar os meus próprios fantoches. Estes seus sao os mais bonitos que eu encontrei na internet.
    Meu e-mail é o drifigueiroa@gmail.com
    Muito obrigada desde já!
    Deus abencoe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo retorno!! Enviei um e-mail pra vc como o molde!! Abraço!!

      Excluir
  20. Oi amei o seu blog,por isso fiz para um trabalho com as crianças, claro não ficou perfeito como os seus, mas deu certo,Deus abençoe vc e sua familia,gostaria de poder lhe mostrar como ficou rs rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado!! Fico feliz q tenha gostado!! Caso queira mande-me um e-mail como as imagens do seu fantoche dai divulgo aqui no blog!! E-mail: leleu.freires@hotmail.com

      Excluir
  21. Oi , você vende fantoches? estou interessado em comprar , lhe digo as caracteristicas e você faz? ou você pode me enviar o molde por email? moro em fortaleza , e estou muito interessado!
    adm.neil@gmail.com

    ResponderExcluir
  22. oi vc consegui o molde de um fantoches em forma de cupim ? tenho um projeto p/ realizar estou com muita deficudade ,o nome do projeto é mundo dos inseto entre varios fique com cupim

    ResponderExcluir
  23. Olá, gostaria de saber o tamanho exato dos moldes, eu baixei o arquivo, mas queria saber se é do tamanho de uma folha A4 mesmo ou não.
    Att,
    Igor

    ResponderExcluir
  24. a cola de contato é a mesma que cola de sapateiro? grata.

    ResponderExcluir
  25. boa tarde Leuordsan freires estou fascinado pelos seus bonecos.Gostaria de faze-los porem estou com dificuldades em fazer a parte que reparte os olhos da boca... poderia me ajudar. aguardo resposta.

    ResponderExcluir